domingo, 19 de abril de 2009

O ÁTOMO - MODELOS E TEORIAS - PARTE II

CONCEPÇÃO NA RENASCENÇA

Anúncios da existência do átomo com fundamentação experimental só veio a surgir no início do século XIX quando o cientista e professor do liceu inglês John Dalton (1766-1844, químico, matemático e filosofo inglês) anunciou a sua teoria atômica no ano de 1808.

Alguns acontecimentos merecem nossa atenção antes de nos detalharmos na Teoria Atômica de Dalton. As destacamos pela importância do período entendendo-se o contexto histórico do mundo por ocasião do anúncio desta Teoria.

Durante o Renascimento, (período da História da Europa compreendido entre fins do século XIII e meados do século XVII em que diversas transformações em uma multiplicidade de áreas da vida humana assinalando o final da Idade Média e o início da Idade Moderna) muitos cientistas tais como Galileu (15/02/1564 - 08/01/1642, físico, matemático, astrônomo e filósofo italiano. Construiu o primeiro telescópio cientificamente útil em 1609, descobriu os satélites de Júpiter e as fases de Vênus. Defensor da teoria de Copérnico conforme Resnick(3)), Pierre Gassendi( 1592 - 1655
Sacerdote, matemático, astrônomo e filósofo francês, tentou conciliar a teoria atomica da antiguidade com a crença cristã na imortalidade da alma, no livre arbítrio e em um Deus infinito. Foi o primeiro a observar uma passagem planetária, a de Mercúrio-1631), Newton(04/04/1643-31/03/1727, inglês. "Em 1665, aos 23 anos, Newton mudou-se... cerca de 50 anos mais tarde ele escreveu, "... no mesmo ano (1665) comecei a pensar na gravidade estendendo-se até a órbita da Lua... e tendo comparado o requisito na força para manter a Lua em sua órbita com a força da gravidade, achei que as respostas eram muito próximas".ResnicK(3)), Robert Boyle(25/01/1627 - 30/12/1691, Cientista irlandês. Um dos construtores de bombas de vácuo, nunciou a Lei que levou seu nome que diz: para uma dada massa de gás, mantida a temperatura constante, a pressão varia inversamente com o volume, Resnick(3)página 208), e outros; passaram a perceber a importância da concepção atomística vislumbrada pelos filósofos gregos.

Ohlweiler(1)na página 3 explicita "Daniel Bernoulli (1738) considerava os gases como sistemas de um grande número de partículas movendo-se em todas as direções e as pressões dos mesmos como consequência das colisões das partículas em movimento contra as paredes". E aqui pergunto: O que seriam essas partículas?

Realmente a Química deu um grande salto no século XVIII. Destaca-se como muito importante os anúncios das Leis das Reações Químicas das substâncias verificadas pelas medições das massas das substâncias envolvidas e em seguida as de volume todas elas concluídas empiricamente.

Em 1785, Antoine Lavoisier (26/8/1743-8/5/1794, químico francês, tido como fundador da química moderna,) enuncia a famosa Lei de Lavoisier, Lei da Conservação da Massa, que Ohlweiler(1) na página 3 afirma ser a Lei que afirma "... a massa total das substâncias permanece constante nas reações químicas" a qual, de modo simplificado, dizemos "Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma".

BIBLIOGRAFIA
1 - Ohlweiler, Otto Alcides, Introdução à Química Geral, Editora Globo, Porto Alegre, 1967.
2 - Willie e outros, Química Geral, Editora McGRAW-HILL DO BRASIL, São Paulo, 1978.
3 - Resnick,Robert, Física Vol 2, 4a edição, Livros Técnicos e científicos Editora, Rio de Janeiro, 1984.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TUDO SOBRE O ENEM

Followers

 

QUÍMICA.COM. Copyright 2008 All Rights Reserved Revolution Two Church theme by Brian Gardner Converted into Blogger Template by Bloganol dot com